O estreitamento na relação entre o Brasil e a China é consequência do visível crescimento econômico chinês que, assim como a proposta de criação de uma Área Livre de Comércio das Américas, intensificou as tentativas de aproximação do Mercosul com a Asean.
De tempos para cá, a ascensão econômica dos países asiáticos resultou em diversas transformações no cenário geopolítico mundial, posicionando o continente em local privilegiado no cenário mundial.
Visando um status mais elevado na economia internacional, o Brasil tem uma visão estratégica para se juntar aos países asiáticos, avançando e cooperando economicamente, ao mesmo tempo em que estreita os laços científicos, tecnológicos e comerciais.
Comparando as últimas décadas de relação comercial entre Brasil e China, percebemos um considerável aumento no relacionamento entre os países. Além da mútua importância em seus cenários continentais, também encontramos semelhanças no dinamismo de ambas as economias, em suas posições emergentes no Grupo BRICS e nas demonstrações de força para um novo cenário globalizado.
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.